5 de nov. de 2009

Entre o Antigo e o Novo Testamentos

David S. Russell - Entre o Antigo e o Novo Testamentos Na maioria das Bíblias, o período entre o Antigo e o Novo Testamentos é representado por uma única página em branco o que, talvez, tenha um significado simbólico. O período "de Malaquias a Mateus" por muito tempo tem permanecido vago e desconhecido para muitos leitores da Bíblia.

Vários mistérios permanecem, mas nos últimos tempos, muita luz tem sido lançada sobre todo esse período. Os escritos de grande número de eruditos e algumas notáveis descobertas arqueológicas têm fornecido novos e deslumbrantes pontos de vista a respeito do assunto.

No início deste século, o Dr. R.H.Charles escreveu com freqüência sobre o assunto, e a publicação, em 1914, de seu pequeno livro Desenvolvimento Religioso entre o Antigo e o Novo Testamento, incluiu um outro público de leitura nesse campo de estudo e auxiliou grandemente a preencher a lacuna no entendimento das pessoas em relação a esse assunto.

Mas ninguém poderia prever que esse período ainda se tornaria um foco de atenção, não apenas para os eruditos, mas também para o "cidadão comum". A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto despertou a imaginação popular e atraiu a atenção de eruditos do mundo inteiro.

Esses escritos são de extrema importância, não somente pelos relatos que fornecem sobre as crenças e práticas dos Pactuantes de Qumran, mas também pelo novo interesse e conhecimento que trazem a todo o período interbíblico.

Neste pequeno volume, fiz uma tentativa de revisar esses anos, à luz dos recentes estudos e descobertas, e em particular para avaliar a contribuição religiosa desse grupo de homens, um tanto estranhos, conhecido como "os apocalípticos".

Muitas outras questões pertinentes a esse período interbíblico poderiam ter sido tratadas, mas o propósito deste livro é seletivo e não, exaustivo, indicando a participação que os apocalípticos tiveram no desenvol-vimento religioso do Judaísmo e na preparação das mentes dos homens para a vinda do Cristianismo.

Espero que este breve estudo estimule o apetite do leitor, levando-o a aprimorar estes estudos, ainda mais, com ajuda da bibliografia sugerida.


Click para baixar!!